Dor Crônica na Coluna

A dor crônica na coluna, atualmente, é considerada uma doença grave e debilitante por, em muitos casos, incapacitar o individuo, fazendo que ele necessite se afastar de suascosas tarefas rotineiras. Geralmente a dor surge como sinal de alerta, nos avisando de que algo não está funcionando bem nesta máquina complexa que é o corpo humano. É chamada assim por ser uma dor permanente, ou seja, uma dor que está presente por mais de 3 meses. Ela costuma se instalar após um período em que esteve presente e foi ignorada, ou seja, o paciente preferiu carregá-la consigo e não procurou ajuda imediata para a investigação e tratamento.

Possíveis causas da dor crônica: fatores comportamentais, ambientais e emocionais. Dentre essas causas, podemos citar a má postura, falta de atividade física regular, uso excessivo de computadores, celulares e tablets, falta de mobiliário adequado no ambiente de trabalho,posição inadequada na hora do repouso noturno (sono), depressão,
estresse, ansiedade dentre outros.

O tratamento deste tipo de dor geralmente requer a atenção de uma equipe multidisciplinar para que se encontre a causa e a dor seja tratada com mais eficiência. A Fisioterapia tem como objetivo avaliar, identificar e tratar a dor crônica e suas causas através de estímulos mecânicos e termo-foto-elétricos, buscando recuperar o bom funcionamento do organismo e o reequilíbrio corporal para que então a dor seja eliminada. Geralmente a dor acompanha o paciente há anos e já gerou algumas compensações em seu corpo, desta forma, uma boa avaliação irá auxiliar o terapeuta na escolha de quais técnicas aplicar para que não só a dor e as causas sejam tratadas, mas também todas as compensações geradas e então, seja alcançado o objetivo de forma plena.

Algumas das técnicas usadas para tratar dor crônica da coluna: terapias manuais (mobilização neural, osteopatia, massagens, drenagem linfática, alongamento, mobilizações articulares, liberações miofasciais, dentre outras). Aparelhos termo-foto- eletroterapêuticos, acupuntura e RPG.

Em muitos pacientes, a dor crônica deve ser tratada com bastante cuidado e de forma bem abrangente, pois a própria dor, por ser constante e incapacitante, gera uma fragilidade emocional. Se você convive com a dor rotineiramente e ela já faz parte de sua vida, saiba que isso não é normal.

Procure um profissional para avaliar e tratar esse desconforto que te aflige.

Deixe um comentário